A DOUTRINA BUSH FRENTE AO TERRORISMO INTERNACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA TRÍPLICE FRONTEIRA ENTRE ARGENTINA, BRASIL E PARAGUAI
* Prof. Esp. Matheus Souza
Resumo
O presente trabalho visa discutir a temática da Estratégia de Segurança Nacional dos Estados Unidos firmada no ano de 2002 pela Casa Branca. Tal estratégia se configura como um novo paradigma da política externa norte-americana no que concerne à matéria de segurança. O discurso norte-americano contra o chamado Terrorismo Internacional está baseado numa conceituação mal definida deste termo, o que permite a classificação de diferentes atividades sob a mesma égide conceitual. Conseqüência direta disso é a caracterização de distintas áreas como regiões “detentoras” de atividades terroristas e, portanto, passíveis de intervenção. A Tríplice Fronteira (entre Brasil, Argentina e Paraguai) é um exemplo. Desta forma, busca-se analisar o supracitado discurso, assim como os interesses econômicos e geopolíticos norte-americanos na guerra contra o terror.
Artigo na íntegra - Download
* Matheus Souza, professor do curso de Relações Internacionais da UNIJORGE e pesquisador do IPS, é formado em Relações Internacionais pela UNIJORGE e especialista em Política e Estratégia pela Universidade Estadual da Bahia.